Área Restrita

Fetagro

Lazinho da Fetagro pede título honorífico ao bispo dom Antônio Possamai

04/11/2016
10/11/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) oficializou pedido e os demais parlamentares aprovaram a concessão do título de honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao bispo dom Antônio Possamai pelos serviços prestados ao Estado.

 

Sobre o histórico de dom Antônio Possamai, o parlamentar informou que ele nasceu em Santa Catarina, na cidade de colonização italiana de Ascurra. Sua profissão religiosa teve início em 31 de janeiro de 1948 e sua ordenação presbiterial em 8 de dezembro de 1957.

 

Cursou filosofia, teologia, renovação teológica e espiritualidade na Venezuela, foi diretor de estudos, pároco e vigário paroquial. Vice-provincial dos salesianos em Porto Alegre (RS) e provincial em Recife (PE).

 

Sua história em Rondônia iniciou quando o processo de oficialização eclesiástica da Diocese de Ji-Paraná começou, em 1978, quando foi criada a Prelazia de Rondônia e sua constituição oficial e instalação jurídica em 1983. Com isso, Possamai foi nomeado primeiro bispo diocesano em 4 de março de 1983.

 

Exerceu muitas atividades a serviço da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB), como a presidência do serviço pastoral dos migrantes, presidente da Regional Norte I, vice-presidente da Comissão episcopal para a Amazônia, membro delegado da Conferência de Aparecida (Celam), exercendo o trabalho pastoral na Diocese de Ji-Paraná até 11 de abril de 2007, tendo como lema “o Senhor enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres”.

 

Foram, no total, 24 anos dedicados por dom Antônio Possamai (1983 a 2007) à frente da Diocese de Ji-Paraná, onde semeou esperança, atuando na defesa dos sem-terra, dos direitos humanos, dos índios, das comunidades e do meio ambiente, além de imenso trabalho social.

 

Lazinho finaliza afirmando que Possamai buscou sempre responder aos desafios da realidade local, procurando unir fé e vida, sempre se pronunciando com sabedoria. Hoje, aos 85 anos de vida, reside em Porto Velho, na Paróquia São João Bosco, em Porto Velho, “mantendo seu testemunho de fé, bondade, cordialidade e principalmente, sua colegialidade espiritual”.

 

Fonte: DECOM - ALE

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...