Área Restrita

Fetagro

Seminário reafirma a importância do cooperativismo para a agricultura familiar

20/10/2016
10/11/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Fortalecer a agricultura familiar do Estado de Rondônia por meio do cooperativismo solidário. Esse foi o objetivo principal do Seminário sobre Cooperativismo e Organização da Produção, realizado de 17 a 19, em Ji-Paraná, sob coordenação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura familiar e Economia Solidária (Unicafes). 

 

O seminário reuniu agricultores familiares, lideranças sindicais, representantes de cooperativas de produção, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). 

 

Na programação, diferentes temas de debate e trabalho em grupo aprofundaram análises e permitiram deliberações acerca dos desafios e perspectivas para a agricultura familiar com políticas públicas e estratégias de ação de fortalecimento por meio da ação conjunta do sindicalismo e cooperativismo solidário.  

 

De acordo com a secretária de política agrícola da FETAGRO, Elessandra Dutra, a proposta é cada vez mais avançar na parceria entre MSTTR e Unicafes, para a promoção do fortalecimento da categoria, potencializando o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) para transformar a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Vamos interagir com instituições parceiras, diagnosticar, avaliar e planejar ações conjuntas focadas na organização da produção da agricultura familiar”, disse Elessandra.

 

Décio Sieb, assessor da secretaria de Política Agrícola da CONTAG, que veio ao estado contribuir com o seminário, reafirmou a proposta descrita pela secretária da FETAGRO e ampliou as discussões com esclarecimentos sobre a concepção e princípios do cooperativismo familiar.  Décio destacou a importância da atividade ao alertar que “é preciso subsídios, como o que se oferta com debates como naquele, para se organizar a base, a agricultura familiar”.

 

A presidente da Unicafes Rondônia, Vitalina Orneles, explicou que a idéia é tornar o cooperativismo um instrumento de desenvolvimento local sustentável dos agricultores e das agricultoras familiares, provendo a inclusão social articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, das melhorias de qualidade de vida, da manutenção da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

 

Na avaliação dos participantes, o encontro foi produtivo. “Essa oportunidade é muito valiosa e necessária. Pudemos trazer realidades e tomar conhecimento sobre o “caminhar” do cooperativismo, e, assim, planejarmos nossas ações; tomando decisões mais seguras”, disse Nildo Pereira Araujo representante da cooperativa de produção do município de Cacoal. Nildo ainda destacou que todos estão agora comprometidos em levar para suas bases as experiências e conhecimento compartilhados no encontro.

 

Ernesto Ferreira, presidente do STTR de Ji-Paraná, parabenizou a todos pela iniciativa e concluiu reafirmando a necessidade de fortalecer cada vez mais a parceria entre sindicalismo e cooperativismo. “O compromisso é de todos nós como agricultores e entidades de representação em atuarmos para a valorização e reconhecimento da agricultura familiar, com sua organização para sustentação”.

 

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...