Área Restrita

Fetagro

ENFOC Estadual realiza 3ª módulo e transformatura

05/10/2016
09/10/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Nesta sexta-feira, dia 07, inicia o terceiro módulo da etapa estadual da Escola de Formação Sindical ENFOC (Escola Nacional de Formação da CONTAG). Esta também é a última etapa da Escola e, portanto, acontece a “transformatura” dos participantes.  O módulo será ministrado no Hotel Fazenda Minuano, em Presidente Médici.

 

A ENFOC tem o objetivo de formar educadores em concepção, prática sindical e metodologia, qualificando a atuação política na disputa de projetos de sociedade, referenciada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS.

 

A turma de formandos conta com mais de 50 alunos entre dirigentes, assessores/as e lideranças do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), que por meio de atividades teóricas e práticas recebem formação política sindical, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos trabalhadores (as) com o MSTTR. A cerimônia de transformatura acontecerá na noite do dia 10.

 

O módulo, que se estenderá até o dia 11, destaca entre os temas a serem trabalhados Desafios e perspectiva futura para agricultura familiar do Estado; Agronegócio x Agricultura familiar, respeitando princípios e diretrizes do PADRRS (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário); Economia Solidária (Soberania e Segurança Alimentar), trazendo um olhar  sobre como desenvolver os processos produtivos garantido autonomia e segurança na  produção; Representação de Classe e Agricultura Familiar; e Meio Ambiente e Agricultura familiar.

 

A secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, Rosiléia Inácio, reforça o convite aos participantes e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’s) para que participem e façam da escola um lugar de transformação política.

 

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...