Área Restrita

Fetagro

Momentos de reflexão, diálogo e emoção marcam o Festival Estadual de Jovens

19/09/2016
06/10/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O18º Festival Estadual da Juventude Rural, realizado no último sábado (17), em Alvorada do Oeste, foi marcado também por momentos de emoção, diálogo e reflexão. Esses momentos fazem cumprir o propósito do evento em integrar a juventude e incentivá-la a continuar na luta, organizada, por melhoria da qualidade de vida no campo e fortalecimento da agricultura familiar.

 

 

Roda de conversa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um importante momento do 18° Festival Estadual da Juventude Rural foi a rodada de conversa com o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, a secretária de jovens da Contag, Mazé Morais, a secretária de mulheres da Contag, Alessandra Lunas, e o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) que debateram com toda juventude sobre a política, o atual momento político que o país passa; a defesa da democracia; e o importante e necessário papel dos jovens nesta conjuntura e na luta para que não haja retrocessos, nem perda de direitos e políticas públicas já conquistados. O diálogo promoveu a reflexão e consciência dos desafios para a classe trabalhadora, mas também a convicção de que a luta continua.

Mística

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentada por jovens integrantes da Comissão Estadual de Jovens e da Rede de Educadores Populares, a mística foi introdutória para o momento da Rodada de Conversa, uma vez que a apresentação externou a compreensão e o sentimento da juventude rural sobre o momento político vivido no País e seus últimos acontecimentos. Para eles nosso país sofreu um golpe em seu regime. A mística demonstrou a distinção de classes (de poder) que há no Brasil, assim como o domínio de uma sobre a outra. Retratou o poder e imposição de um governo ilegítimo, apoiado por uma maioria nos Poderes legislativo e Judiciário e por uma mídia parcial, e, que já trouxe graves perdas de direitos e conquistas da classe trabalhadora. Mas também mostrou que a composição do MSTTR não irá recuar e, mas sim, organizar cada vez mais sua luta pelo respeito a democracia, pela permanência de políticas públicas e a conquista de novas. Também foram enfáticos em afirmar que não reconhecem o atual governo, o atual presidente da república. A frase “Fora Temer. Diretas Já” escrita em cartazes e pronunciada por todos concluiu a mística.

 

Késia

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A jovem Késia, de 17 anos, moradora de Seringueiras, veio ao festival com uma linda missão: dizer a todos que mesmo com dificuldades somos capazes de realizar nossos sonhos.

Com dificuldades de locomoção motora, devido a um choque elétrico tomado ao 1 ano e seis meses de idade, Késia desfilou na passarela do palco do Festival, abrindo as apresentações de desfile para a escolha da garota, garotinha e garotinho rural.

Para ela, “muito nervosismo, mas muito feliz porque realizei um sonho”. Késia já havia emocionado a juventude do município de Seringueiras ao desfilar na realização do Festival Municipal. No estadual, abrilhantou e emocionou a todos com sua determinação, carisma e amor à vida.

 

Ailton Nunes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi um chororô só. Esta edição do festival estadual foi também a despedida do secretário de juventude rural da FETAGRO, Ailton Nunes. Ailton esteve à frente da secretaria por dois mandatos. Coordenou 8 festivais. A Comissão de Jovens e diretoria da Federação prestaram uma homenagem ao companheiro Ailton, o Índio. “Tentaram” em palavras agradecê-lo. Tentaram porque não era possível “colocar no papel” tanta gratidão.

Ao Índio: “...Durante esses anos todos puderam ser testemunhas de seu crescimento e de sua atuação como liderança, nas organizações  não só dos festivais, mas de todos os eventos que organizou com a juventude desse Estado e de todos os demais eventos da Federação que você, com muito companheirismo, não mede esforços para colaborar.

Puderam alem da liderança, conhecer o amigo Índio. O coletivo Estadual de Jovens quer, com essa mensagem, agradecer a você por seu companheirismo, por sua persistência em não desistir e ser tão fiel e comprometido com a luta do movimento em defesa da Juventude Rural...”

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...