Área Restrita

Fetagro

Empoderadas, margaridas seguem em marcha por igualdade de condições

19/08/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Força. Coragem. Aprendizado. Companheirismo. Luta. Determinação. Essas são algumas palavras que resumiram o que significou a Plenária de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Rondônia para cada mulher participante.

 

 

A Plenária reuniu cerca de 80 trabalhadoras rurais dirigentes dos STTRs de municípios de todo o Estado, filiados à FETAGRO, para em três dias debaterem, refletirem e deliberarem por ações que assegurem que as margaridas sigam em marcha por igualdade de condições, na convicção de que a luta é todo dia.

 

 

A atividade teve como principal objetivo realizar um balanço político da participação das mulheres no movimento sindical rural rondoniense, ao longo de seus 23 anos, com vistas a fortalecer a organização e incidência delas. E, também, em preparação ao VIII Congresso da FETAGRO (CONFETAGRO) e ao 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).

 

Momentos marcantes foram vividos durante a Plenária, como o resgate a história de lutas das agricultoras no movimento sindical. Conduzido pela secretária de mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, e pela secretária da FETAGRO, Izabel de Oliveira, o encontro trouxe ex-dirigentes da Federação que recordaram e reafirmaram a história de luta, as conquistas e os desafios para fortalecer a organização e atuação das mulheres no movimento sindical e na conquista de políticas públicas específicas.

 

Elas aprofundaram o debate sobre a adoção da paridade de gênero em todas as instâncias deliberativas do movimento sindical, construindo estratégias para sua implementação qualificada. Analisaram a situação das mulheres na agricultura familiar e apontaram diretrizes a partir de seus olhares para o desenvolvimento rural com a valorização e reconhecimento da agricultura familiar. Observaram os impactos e desafios para o MSTTR, especialmente para as mulheres, ao fazerem uma análise crítica sobre a conjuntura política, econômica e social do país.

 

“É muito valioso esse resgate da importância do papel da mulher na luta política sindical. Todo diálogo, toda troca de experiências e de saberes contribuiu para a identificação das mulheres dirigentes e de seus anseios; bem como nos estimulou a seguir na busca por direitos, pela igualdade, autonomia e liberdade”, avaliou Alessandra Lunas.

 

Izabel de Oliveira agradeceu a todas pela participação, mas principalmente as parabenizou por suas histórias. Por suas lutas dedicadas ao movimento sindical, ao fortalecimento da agricultura familiar e à conquista de dignidade no campo. Encerrou a Plenária ressaltando o lema da Plenária - Margaridas em marcha por igualdade de condições. A luta é todo o dia. - e o protagonismo de todas.  “Saímos desta plenária ainda mais empoderadas para nossas ações política sindicais. Ainda mais decididas e determinadas. Ainda mais convictas de que temos condições, em igualdade,  de fazer pelo nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e de contribuir, de forma decisiva, nos diferentes espaços políticos e sindicais que venham oportunizar melhores condições de vida e trabalho no campo. Pela segurança e soberania alimentar. Pela democracia. Pela justiça social.”, falou a secretária.   

 

Troca de mudas

Ao final, todas as margaridas anexaram, de forma escrita, um sonho a uma muda de essências florestais e fizeram a troca com outra companheira. Todas levaram as mudas para serem plantadas e cuidadas, para que cresçam e dêem frutos; assim como o sonho de cada uma. 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...