Área Restrita

Fetagro

10 ANOS DA ENFOC: EU FAÇO PARTE! Seminário Internacional debate o papel dos movimentos sociais e da educação popular na América Latina

13/08/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Dirigentes sindicais Rondônia, que também são educadores populares, estão em Brasília participando do Seminário Internacional Movimentos Sociais e Educação Popular na América Latina: perspectivas e desafios da atualidade, iniciado na tarde ontem (12). Este seminário integra as atividades em celebração aos 10 anos da ENFOC, fundada em 14 de agosto de 2006, como um lugar de transformação social.

 

Compõe a comitiva rondoniense a Secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, Rosiléia Inácio; a Secretária de Mulheres, Izabel de Oliveira; o presidente do STTR de Seringueiras, Heider Bonfim; a presidenta do STTR de Nova União, Luciene Assi;, o secretário de formação e organização sindical do STTR de Corumbiara, Enivaldo Oliveira; a secretária de mulheres do STTR de Nova Mamoré, Angela Maria Morato; e a secretária de organização sindical da CUT, Sandra Felício.

 

Analisar os processos coletivos de emancipação social neste contexto de investidas contra a democracia e ataque aos direitos e à vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na América Latina, bem como refletir sobre os desafios da atuação dos movimentos sociais no continente, os limites e potencialidades na construção de novas institucionalidades e articulações em redes. Estes são os objetivos centrais do Seminário que está sendo realizado no auditório da CONTAG, com a presença de mais de 200 pessoas, entre educandos e educandas da VI Turma do Curso Nacional da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), dirigentes e assessores sindicais de todos os estados, margaridas e representantes de organizações internacionais que atuam com educação popular e de centrais sindicais. O evento segue até domingo (14).

 

O seminário foi iniciado pulsando a militância e a emoção em todos os(as) participantes, com a belíssima mística feita pela dupla João Bello e Susi Mont Serrat. “Semear os sonhos e repartir o pão... semear o sonho é coragem e fé... Por mais liberdade, por mais democracia, por mais amizade e por um Brasil melhor!”, foi assim que a dupla iniciou a mensagem, e trouxe algumas das expectativas sobre tudo a ser vivido nos próximos dias durante o seminário e nas celebrações do aniversário da Escola.

 

Todos(as) os(as) participantes fizeram uma forte saudação à ENFOC, a sua importância e aos seus 10 anos de atuação, com uma forte salva de palmas e com gritos de “10 anos da ENFOC: eu faço parte!”

 

PROGRAMAÇÃO
Ontem, primeiro dia, aconteceram a Abertura Política e o seminário com o prof. Dr. Salvador Schavelzon sobre os contextos políticos na América Latina, destacando o papel dos movimentos sociais e da educação popular frente a essa realidade.

 

Neste sábado (13), serão realizadas duas mesas de debate. Pela manhã, a partir de 8h30, representantes da CONTAG, da COPROFAM, da Marcha Mundial das Mulheres e da Via Campesina irão analisar o contexto político da América Latina, debater e compartilhar as iniciativas dos movimentos sociais e sindicais diante dos novos cenários. À tarde, a partir das 14h, os representantes do CEAAL, da ENFOC e da Rede de Educadores e Educadoras irão refletir sobre o papel da Educação Popular frente aos desafios políticos na atualidade.

 

Ainda no sábado, às 19 horas, haverá a celebração dos 10 anos da ENFOC. Esse promete ser um momento forte, de reafirmação da Escola como um lugar de transformAÇÃO política e de fazer de muitas mãos. Os participantes do Seminário poderão participar do momento de projeção dos sonhos para daqui dez anos, em 2026.

 

Domingo (14), último dia do seminário e dia do aniversário da Escola, haverá pela manhã trabalho em grupos para aprofundar o debate sobre a contribuição da Educação Popular a partir das experiências de atuação das organizações sociais e sindicais, bem como discutir propostas para articular das organizações e movimentos na área da formação política e educação popular. À tarde, a partir das 14h, haverá a socialização do trabalho em grupos, encaminhamentos finais e o encerramento.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

Quem tiver interesse em acompanhar os debates, o Seminário será transmitido em tempo real - via internet, nos sites da CONTAG (www.contag.org.br) e da ENFOC (www.enfoc.org.br).

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...