Área Restrita

Fetagro

Comissão do GTE e Basa negociam pauta de reivindicações

25/07/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A negociação das reivindicações e proposições do Grito da Terra Estadual com o Banco da Amazônia (Basa) aconteceu na última sexta-feira (22), sede da FETAGRO, com a presença do superintendente Wilson Evaristo e o gerente da agência em Ji-Paraná Jonas Ferreira.

 

Com cinco pontos principais, a pauta foi discutida com responsabilidade e sensatez pela Comissão de Negociação, formada por dirigentes dos Sindicatos, e sob coordenação do presidente da Federação Fábio Menezes.

 

Afirmando que o Basa tem o compromisso de aplicar políticas públicas para a agricultura familiar, o superintendente Wilson Evaristo, garantiu que o banco dará prioridade às demandas do segmento e firmou compromissos.

 

Em relação à reivindicação de liberação do Pronaf, houve a confirmação de que 15% das operações serão para o Pronaf Mulher, e a garantia do atendimento às demandas que serão apresentadas pelos Sindicatos, bem como das demandas do Pronaf Jovem.

 

Sobre a planilha para financiamentos para produções agroecológicas, com diversidade de culturas, obteve a confirmação que a partir desta segunda-feira, dia 25, já estarão disponibilizadas no site do banco.   

 

Outra confirmação foi de que a liberação de crédito deverá ser concedida no prazo de 30 dias, após vistoria prévia da equipe técnica da agência.

 

De acordo com a Comissão, a negociação foi positiva com compromissos importantes firmados. “Vamos continuar com o bom diálogo com o Basa e assegurar que o banco atue, de fato, com prioridade com a agricultura familiar. Estamos confiantes de que seremos atendidos com as demandas do Pronaf Mulher e Jovem”, disse Fábio Menezes.

 

Resolução 4315

Discutiu-se ainda sobre a Resolução 4315/2014 do Banco Central que determina condições de liquidação de operações de crédito, com descontos, e autoriza a renegociação das operações de Pronaf. A amortização mínima é de 10% do saldo devedor atualizado e terá carência de 1 ano para começar o reembolso que poderá ser parcelado em até 10 anos.

 

Os clientes que não renegociaram suas dívidas até o fim do ano passado podem procurar as agências do Banco da Amazônia até o dia 31 de dezembro de 2016. Os clientes que procurarem as agências para renegociação poderão fazer a atualização do saldo devedor sem a incidência de bônus da adimplência, rebate, multa, mora e demais encargos de inadimplemento.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...