Área Restrita

Fetagro

Questão agrária deve ser "mais bem debatida", segundo Lazinho da Fetagro

15/06/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

deputado Lazinho da Fetagro (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira (14) para denunciar a questão agrária e que vários colonos, especialmente da região de Vilhena, estão com prisão decretada por, segundo ele, uma decisão errada da Justiça.

O parlamentar relatou processo de disputa de terras no Cone Sul, especialmente da Fazenda Dois Pinguins, em Chupinguaia. Esta terra foi abandonada e em 1985 um grupo de 25 agricultores, depois outras 42 famílias entraram na terra. Somente em 2005 quando as terras da região começaram a valorizar apareceu um suposto dono.

Antes disso, explicou, o Incra entrou com pedido da retomada desta área em Brasília para destiná-la à reforma agrária, mas o “suposto dono” ingressou na Justiça com o pedido de reintegração de posse que foi concedido pela Justiça em Rondônia, mesmo com as pessoas já estarem na terra por mais de 15 anos e contrariando a decisão de Brasília.

Com isso, no momento da reintegração de posse, em 2012, houve confronto no momento da desocupação, culminando na prisão de 18 trabalhadores, que já foram condenados em segunda instância e com a nova interpretação do Supremo, já foram expedidos mandatos de prisão contra estes chefes de família.

Disse que o suposto dono repartiu a terra com outras pessoas para descaracterizar o acúmulo de terras. “Em alguns momentos a Justiça nos deixa perplexos”, disse contrariado e finalizou relatando que casos como este acontecem em vários pontos do estado e que em Rondônia existem 40 áreas sob conflito. “A regularização fundiária, portanto é iminente em nosso Estado”, concluiu Lazinho.

 

Fonte: Decom-ALE

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...