Área Restrita

Fetagro

Julgada ação de Inconstitucionalidade que colocou em risco a Resex Jaci-paraná

03/05/2016
09/05/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Em 2 de maio de 2016, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, julgaram ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, acerca da constitucionalidade dos Decretos Legislativos nº 506/2014, 507/2014, 508/2014 e 509/2014, que sustaram os efeitos dos Decretos Estaduais nº. 7.335/1996, 5.124/1991, 7.600/1996 e 4.567/1990, que criaram a Reserva Extrativista Jacy-Paraná, a Área de Proteção Ambiental Rio Madeira, a Floresta Estadual de Rendimento Sustentado do Rio Madeira B e a Floresta Estadual de Rendimento Sustentado Rio Vermelho.

 

Os decretos legislativos foram emitidos pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia em 2014, numa tentativa de extinguir tais Unidades de Conservação e legalizar a invasão e desmatamento destas áreas por grandes pecuaristas e detrimento das populações extrativistas que usufruem destas áreas por décadas e afrontando as decisões do Estado de Rondônia que criaram tais Unidades ainda no âmbito do Programa Planafloro da década de 1990.

 

Em sua argumentação, o Procurador da Procuradoria Geral do Estado, foi enfático em afirmar que os decretos legislativos foram atos que ferem a constituição estadual bem como as leis auxiliares, sendo absurda a emissão dos decretos legislativos em um claro afrontamento a tais legislações.

 

A ação foi julgada procedente declarando a inconstitucionalidade formal e material dos decretos legislativos nº 506/14; 507/14; 508/14 e 509/14, nos termos do voto do relator, à unanimidade pelos desembargadores.

 

Apesar da vitória, estas áreas continuarão na mira dos grupos que querem ver a floresta no chão em prol do que chamam de desenvolvimento, certamente irão buscar outros meios para consolidar a ocupação ilegal destas áreas.

 

Fonte: Ecoporé

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...