Área Restrita

Fetagro

Papel da REAF no atual cenário político

19/04/2016
01/05/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada para Agricultura Familiar – REAF MERCOSUL acontece até esta quarta-feira (20), no Palácio do Desenvolvimento (Prédio Oficial do INCRA Nacional), em Brasília-DF, norteada a partir da Conjuntura Política que o Brasil está vivendo, sobretudo no que se refere aos desafios e papel da REAF neste cenário. Também para articular uma maior aproximação da reunião especializada da agricultura familiar da seção brasileira, com espaços, como: o Comitê Permanente de Ações Internacionais (CPAI) do CONDRAF, e ainda discutir as linhas políticas articuladas de forma estratégica diante dos desafios postos para a sociedade civil brasileira.

 

Com o desafio de representar Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras (MSTTR) em sua diversidade, participam da XLVI Seção Nacional Brasileira da REAF MERCOSUL, o vice-presidente e secretário de Relações Internacional da CONTAG, também secretário de Formação da COPROFAM, Willian Clementino Matias; a secretária de Juventude Rural da CONTAG, Mazé Morais; a presidenta da FETAG-PI, Elizangela Moura; a vice-presidente da FETAGRI-AM, Izete Rodrigues Rabelo; o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes; acompanhados da equipe da Assessoria da CONTAG.

 

Ainda contribuem com debate da XLVI Seção Nacional Brasileira da REAF MERCOSUL, representantes de diversos movimentos sociais de todo Brasil, como: (MPA,Via Campesina, CNS, Unicafes, Fetraf, MMTR/NE, MST etc);  e também  de varias áreas do MDA e MRE dentre outros sujeitos do governo federal.

 

 

 

Vale destacar que ainda durante toda segunda-feira (18), vários encaminhamentos foram levantados na reunião do grupo de trabalho da sociedade civil que aconteceu na sede da CONTAG, a exemplo da representação brasileira na reunião dos grupos de trabalho preparatória  da seção regional da REAF, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, nos dias 4 e 5 de maio, onde foi aprovada a participação de representantes da CONTAG, do Movimento de Mulheres Trabalhadoras  Rurais do Nordeste, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e ainda há uma expectativa da presença do Conselho Nacional das Populações Tradicionais. 

 

“Nossa expectativa é propor a intensificação de alguns pontos que serão nossa luz para esse momento, e que dialogam diretamente como o tema  que vamos trabalhar em 2016: acesso a terra, com produção agroecológica, para soberania alimentar.  Assim, a Seção brasileira, a partir das orientação da sociedade civil, deve pautar todo o conjunto da REAF, pois esses são os eixos macros que tiramos para  serem trabalhados a partir de hoje e fazermos a discussão”, destaca o vice-presidente e secretário de Relações Internacional da CONTAG, Willian Clementino.

 

Outro tema discutido pela sociedade civil é uma análise do documento que tem como foco: repensar, avaliar e propor mudanças para vida da REAF.

 

“Esse documento representa os anseios da sociedade, sobretudo da Seção Nacional da REAF. Nele estarão elementos fundamentais de organização e participação da sociedade civil. Concluímos encaminhando a participação da sociedade civil na  Seção Regional da REAF, sobre a previdência Pro-Tempore do Uruguai, que acontecerá de 15 a 16 de junho  de 2016, no Uruguai. É preciso que sigamos na luta em defesa da Agricultura Familiar e Camponesa, bem como na integração desse setor, para avançarmos no desenvolvimento do Campo e da Cidade, a partir da estratégia da Soberania Alimentar, e o reconhecimento deste setor", ressalta Willian.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...