Área Restrita

Fetagro

NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA NO CAMPO

06/04/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Novos episódios de violência decorrentes de conflitos agrários marcam, infelizmente, a história rural do Estado de Rondônia. A situação de confronto entre supostos pistoleiros e trabalhadores rurais sem terra do Acampamento Hugo Chaves, as margens da rodovia estadual 140, km 04, que interliga a BR 364 ao município de Cacaulândia, vivida nesta semana, é mais um resultado da não realização de reforma agrária e de falta de regulamentação de terras no Estado.

 

Tememos, pelos últimos acontecimentos de autoritarismo, violência e impunidade registrados pelas mais de 100 famílias acampadas do Hugo Chaves, que a história se repita. Repudiamos o desrespeito e a opressão vivida por aquelas famílias que apenas buscam conquistar o direito de acesso à terra, para nela viver e produzir. Por isso, nos solidarizamos aos acampados e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelos ataques sofridos.

 

Diante do muito já exposto e cobrado por nós, entidade sindical de representação dos trabalhadores rurais na agricultura familiar, e por diversos movimentos sociais para que uma efetiva reforma agrária ampla e massiva seja realizada, lamentamos profundamente mais este episódio de violência no campo de Rondônia. E apontamos a lentidão nas ações dos governos federal e estadual para com a questão, o que se torna fator preponderante de riscos e danos.

 

Registramos que mais de 50% das terras ocupadas de Rondônia não estão devidamente documentadas, e, vale ressaltar, a maioria destas são áreas de terras públicas. Por isso, mais uma vez, cobramos a necessidade de ação justa e ágil dos governos, principalmente por meio do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa Terra Legal, para a regularização fundiária.

 

Queremos que sejam respeitados os princípios da função social da terra. Queremos que seja respeitado o direito à propriedade produtiva e o direito à vida. Enfatizamos que somos contra todo tipo de violência, seja ela causada por quem quer que seja; e defendemos que todo crime cometido seja devidamente investigado pela polícia, bem como que o Poder Judiciário tenha isenção na tratativa dos conflitos agrários e os verdadeiros culpados sejam responsabilizados. 

 

 

A DIREÇÃO

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DE RONDÔNIA - FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...