Área Restrita

Fetagro

Mulheres: Comissão Nacional reúne-se nesta semana para realizar Plano Estratégico

01/02/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

União e fortalecimento da organização das mulheres desde a base, passando pelas Federações até a CONTAG: esses são os elementos fundamentais para que a atuação das trabalhadoras rurais seja cada vez mais efetiva e tenha garantido seu espaço de direito dentro do MSTTR. Esse foi o tom do debate realizado na tarde de hoje (01), no primeiro dia da reunião da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR). 

 

A comissão se reunirá até quinta-feira (04) na sede da CONTAG, em Brasília, para elaborar o novo Plano Estratégico da CNMTR para 2016, no qual estarão definidos os objetivos, as ações e as atividades a ser realizadas durante o ano. Neste primeiro dia, as mulheres participaram de um momento de resgate da história da atuação das trabalhadoras dentro do MSTTR, tendo como fio condutor o estudo “Participação, poder e democracia: mulheres trabalhadoras no sindicalismo rural”, da pesquisadora Sara Pimenta.

 

Diretoras de Mulheres da CONTAG em diversos momentos de luta - Hilda Margarida da Silva, Raimunda de Mascena, Carmen Foro e Alessandra Lunas – contribuíram com suas experiências na construção da presença e fortalecimento da atuação das mulheres, tornando o debate um rico panorama da importância da união e do trabalho contínuo de organização feminina contra o machismo arraigado na cultura do campo, da floresta e das águas do Brasil.

 

Programação

A programação da reunião da CNMTR foi dividida em três momentos: De Onde Viemos, no qual será realizada um resgate da história da atuação das mulheres no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), o momento Onde Estamos, de avaliação da situação atual da representação e representatividade feminina nos estados e, por fim, momento Para onde Vamos, no qual será pensado o futuro  da luta pelos direitos das mulheres do campo, da floresta e das águas, tanto interna quanto externamente. 

 

Amanhã (02) as integrantes da comissão vão discutir a situação atual da organização das mulheres no MSTTR em cada estado e também refletir sobre os desafios da organização das mulheres do MSTTR, além de pensar sobre as mulheres nos espaços de poder da CONTAG e suas estratégias de atuação.

 

Na quarta-feira e quinta-feira (03 e 04) a CNMTR vai debater o plano tático de auto-organização e pauta interna e definir prioridades e maneiras de atuar para atingir os objetivos propostos. O objetivo é refletindo sobre políticas públicas, pauta interna e auto-organização das mulheres. Também haverá o momento de informar sobre encaminhamentos e negociações da pauta da Marcha das Margaridas 2015.

 

Fonte: Assessoria CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...