Área Restrita

Fetagro

Denúncia: Acampamento de Seringueiras sofre pistolagem

06/11/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Lideranças das famílias do Acampamento Paulo Freire 3, de Seringueiras, tem procurado a Comissão Pastoral da Terra (CPT) para denunciar intimidações feitas por jagunços armados da Fazenda Rio Doce, naquele município.

Depois que foram despejados por ordem judicial, 42 famílias das mais de oitenta que moravam e trabalhavam dentro da área, sem ter mais onde ir, se encontram acampadas perto dum igarapé na estrada próximo do núcleo urbano de Seringueiras.

De acordo com informações, os jagunços armados e fardados da fazenda realizam disparos e à noite andam pela mata nas imediações do acampamento. Os acampados chegaram a realizar fotografias destes num carro de uma empresa de "vigilância e segurança"  fazendo exibição ostensiva de armamentos nas proximidades do acampamento.

Foi denunciado também que Sebastião de Peder e os seus filhos venderam ou alugaram a fazenda para terceiros, que por sua vez, estão investindo pesado no local, apesar de existir um processo da retomada da posse da terra, movido pelo INCRA, tramitando na Justiça Federal. Eles entram na fazenda por um ramal aberto pela linha 15, realizando um rodeio, porém, já teriam realizado declarações ameaçadoras dizendo que na estrada "tinha apenas quatro cachorros que eles iam expulsar logo".

Desde 2004, sem que até agora a justiça federal tenha se pronunciado, corre processo movido pelo INCRA contra o fazendeiro que grilou a área de terra pública sem título registrado.

Segundo declarações dos acampados, depois que as famílias foram despejadas, quase acabou a feira de Seringueiras, pois não tem mais como produzir. Eles são obrigados a trabalhar para os outros e até agora não receberam as cestas básicas prometidas pela Ouvidoria do INCRA.

Uma das alunas da Escola Família Agrícola do Vale do Guaporé (EFAVALE), que pertence às famílias dos acampados, é uma das vencedoras do Prêmio de Agroecologia Natureza Viva Vale do Guaporé, da CPT/RO, para instalar uma horta de produtos orgânicos. Porém, a família dela agora não tem mais onde instalar a horta, a não ser que consigam que alguém lhes ceda um pedaço de terra.

Entendemos que seria preciso que alguns juízes realizassem visitas pelo menos a um dos acampamentos, onde famílias sofrem embaixo de lonas e no meio da lama, como no local de Seringueiras, para analisar melhor antes de despejar famílias que somente querem um pedaço de chão para trabalhar e viver na terra com dignidade.

Fonte: Comissão Pastoral da Terra - Rondônia (CPT/RO)

http://www.cptrondonia.blogspot.com.br/2012/11/acampamento-de-seringueiras-sofre.html [caption id="attachment_663" align="alignleft" width="300"] Jagunços armados nas proximidades do acampamento Paulo Freire 3 em Seringueiras. (Foto dos acampados)[/caption] [caption id="attachment_664" align="alignright" width="300"] Acampamento foi montado na beira da estrada[/caption] [caption id="attachment_665" align="alignleft" width="300"] Agricultores expulsos da terra não podem mais produzir alimentos[/caption]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...