Área Restrita

Fetagro

Inicia 1º módulo do Projeto Sementes Agroecológicas

15/12/2015
05/01/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Iniciou nesta semana o Projeto Sementes Agroecológicas: transformação cidadã de jovens do campo na Amazônia, reunindo cerca de 60 jovens participantes de todas as regiões do Estado, no Centro de Formação de Agricultores/FETAGRO, em Ji-Paraná. Este é o primeiro módulo do projeto, executado de 14 a 18, sob o eixo norteador  Metodologias Participativas e Agroecologia.

 

Idealizado pelo Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus Presidente Médici, em parceria com a FETAGRO e Federação dos Pescadores e Aquicultores Familiares de Rondônia (Fepearo), o projeto tem o objetivo de estimular a formação agroecológica e cidadã, fortalecendo a inclusão social e produtiva dos jovens agricultores e pescadores. Esta iniciativa tem adesão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), bem como suporte financeiro do MDA.

 

Para a jovem Fernanda de Souza Costa, estudante e secretária de juventude rural do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Costa Marques, a expectativa alcançar novos conhecimentos e estímulo. “Estou animada e esperançosa com o projeto que nos trará qualificação, fazendo com que estejamos preparados e incentivados a trabalhar e viver no campo com melhores condições”, disse. Também de acordo com Fernanda, o projeto contribuirá para que haja maior  inclusão e união da juventude no cotidiano da vida no campo, no trabalho e na produtividade.

 

Com a mesma compreensão, o jovem agricultor Wellington Fachetti, estudante da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé, em  Seringueiras, diz estar dedicado ao aprendizado. “Espero aprender muito, obter muitas experiências, para repassar este conhecimento lá na base para outros jovens”, comprometeu-se.

 

Coordenadores do projeto - representantes da Unir, FETAGRO e Fepearo - reforçam que o projeto deverá promover a qualificação destes jovens agricultores/pescadores que necessitam de oportunidades para inclusão de práticas socioprodutivas, emancipação, acesso às políticas públicas e oportunidades para a melhoria da vida no campo.

 

“Estamos empenhados na execução deste projeto que irá qualificar os jovens, visando a intensificação da participação social, a organização produtiva e o acesso a mercados, para a conquista de autonomia e afirmação do protagonismo juvenil no campo”, destacou Fábio Menezes, presidente da Federação.

 

O Projeto

O Projeto Sementes Agroecológicas: transformação cidadã da juventude do campo na Amazônia é um projeto de assessoria técnica e extensão rural, focado nos princípios agroecológicos e baseado no método da pesquisa-ação participativa. Os participantes receberão formação por meio da metodologia da Pedagogia da Alternância, com ações práticas de manejo sustentável das unidades familiares, das comunidades e dos agroecossistemas. Ao longo do projeto serão ministrados 04 (quatro) módulos, norteados pelos eixos: Metodologias Participativas e Agroecologia; Extensão rural e Agroecologia; Tecnologias socioambientais e Pesca e aquicultura de base ecológica; e Segurança/Soberania Alimentar e nutricional e Economia.  

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...