Área Restrita

Fetagro

Carta ao MSTTR em apoio à candidatura de Alessandra Lunas à Presidência da CONTAG

05/11/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Companheiras e Companheiros,

Em 2013 a CONTAG comemorará 50 anos, marcados pela luta e resistência de milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais, que durante esta história transformaram esta entidade na maior organização sindical da América Latina.

Também será nesse ano que a CONTAG realizará o 11º CNTTR- Congresso Nacional dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais, momento fundamental para avaliar os avanços e desafios que permearam a atual gestão e definir os rumos políticos do MSTTR e das lutas em defesa do campo brasileiro que sonhamos.

Neste contexto, é imprescindível assegurar uma ampla e forte participação da base sindical, a fim de construir um congresso capaz de consolidar a unidade política da classe trabalhadora, especialmente das trabalhadoras e trabalhadores do campo, mantendo o princípio democrático e o respeito às diferenças, de modo a fortalecer um sindicalismo capaz de responder aos atuais desafios e às adversidades impostas pelo atual modelo de desenvolvimento, ampliando a luta pela consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS.

No intuito de fortalecer este debate político no MSTTR e reafirmar a CONTAG como entidade plural, representativa e de lutas, capaz de incidir politicamente nos rumos do desenvolvimento rural brasileiro e em âmbito internacional, as trabalhadoras e trabalhadores rurais do campo Cutista Contaguiano, após um amplo processo de debates sobre a atual conjuntura política e sindical, definiram apresentar ao MSTTR a companheira ALESSANDRA LUNAS como candidata à Presidência da CONTAG.

Isto porque, a história de lutas e conquistas da CONTAG tem participação decisiva de mulheres e homens militantes, lideranças e dirigentes identificados com os princípios cutistas. A contribuição cutista ampliou as condições para construir e implementar o PADRSS, como projeto político do MSTTR pautado na realização da reforma agrária, na ampliação e fortalecimento da agricultura familiar, no modo de produção sustentável e solidário, na proteção ambiental, na soberania e segurança alimentar, na valorização do trabalho e defesa dos direitos de assalariados e assalariadas rurais, no reconhecimento dos sujeitos políticos na sua diversidade e especificidade e na garantia de políticas públicas e sociais que assegurem qualidade de vida para mulheres, crianças, jovens e pessoas da terceira idade e idosos.

Esta candidatura se fundamenta pela busca de uma ampla unidade com todas as forças e correntes políticas de opinião que atuam no MSTTR, compreendendo que somente a partir da unidade o movimento sindical será capaz de se contrapor ao projeto dominante que, historicamente, vem aprofundando as desigualdades no campo.

A consolidação do PADRSS exige reafirmar práticas sindicais orientadas na participação dos diversos sujeitos políticos, no aprofundamento da democracia interna, na transparência e ética, no exercício permanente da unidade na diversidade e na postura firme e decisiva na condução dos rumos do projeto político de interesse da classe trabalhadora.

Portanto, companheiras e companheiros, compreendemos que a companheira Alessandra Lunas reúne todas as condições para presidir a CONTAG, pelo seu compromisso com a luta das trabalhadoras e trabalhadores e pela experiência que vem acumulando enquanto militante de base, diretora da FETAG Rondônia e diretora da CONTAG na Secretaria de Política Sociais, Vice-Presidência e Secretaria de Relações internacionais. Alessandra coordena, também, a COMPROFAM - Confederação de Organizações de Produtores Familiares, campesinos e Indígenas do MERCOSUL Ampliado como Secretária Geral, cargo que se equivale à presidência e compõe, como membro Efetivo, o Conselho Administrativo da UITA - União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, entidades às quais a CONTAG é filiada.

Com a candidatura de Alessandra Lunas à presidência, afirmamos a unidade para fortalecer a CONTAG e o movimento sindical. Por isso, conclamamos a toda militância Contaguiana a participar efetivamente do processo de construção do 11º CNTTR, atuando nas assembleias municipais, nas plenárias regionais e estaduais e, também no Congresso. Este envolvimento de todas e todos será fundamental para garantir a participação efetiva da base sindical na definição dos planos de lutas que norteiam os rumos do movimento na consolidação do PADRSS.

Vamos todas e todos construir a UNIDADE POLÍTICA pelo fortalecimento do Movimento Sindical!

Militância Cutista Contaguiana

Brasília, 26 de outubro de 2012

    (com Feliça Ribeiro Maciel, Pt Cajamar, Eluneide Aquino e outras 43 pessoas).

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...