Área Restrita

Fetagro

Presidente destaca ações da Federação em debate sobre compensação por serviços ambientais

02/10/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Em Audiência Pública, proposta pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), que discutiu, na última quinta-feira (01), no Plenário da Assembléia Legislativa, o tema Compensação por Serviços Ambientais, o presidente da FETAGRO Fábio Menezes falou sobre a inserção da agricultura familiar no potencial de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); da relevância do tema e sua discussão para o avanço na conscientização ambiental e na participação do poder público.

 

O presidente destacou o trabalho do deputado Lazinho em defesa do meio ambiente e da agricultura familiar e a iniciativa em realizar a audiência pública. Ressaltou satisfação pelo evento, que atende há uma demanda da agricultura familiar, encampada pela FETAGRO há 15 anos, e que só agora é acolhida pela Casa de Leis.

 

Explanando sobre compensações, Fábio Menezes disse que foi um dos primeiros assuntos trabalhados pela federação quando, no ano de 2000 a Fetagro lançou campanha de matas ciliares. Destacou que na época a federação já entendia a importância de pensar o solo, o meio ambiente e, principalmente, a água. Ressaltou que o trabalho gerou projetos importantes que atuavam na capacitação dos produtores rurais para a redução de queimadas, melhor utilização da água, do solo, entre outras. Frisou que o momento atual é consequência de um ciclo que se iniciou na década de 60 e 70, período de desmatamento desenfreado, e que hoje, 50 anos depois, o ciclo estaria se fechando. Para produtores que, nos dias atuais, preservam suas terras o presidente disse que é necessária uma política ambiental que recompense esse produtor.

 

Menezes disse acreditar que Rondônia pode se tornar precursor de um modelo pioneiro, podendo inclusive ser adotado pelo governo federal, um modelo que remunere o agricultor que preserva o solo, a mata, a água e trabalha pela manutenção do clima. “O produtor precisa deixar de lado essa visão de passivo que ele tem da mata, que ele possa, com a preservação, ter aporte para desenvolver outras atividades, como o turismo, e não tratar a preservação como um prejuízo”, observou.

 

Fábio desejou que seja compreendido por todos a necessidade de prioridade a essa política de compensação.

 

Deputado

O deputado estadual Lazinho da Fetagro destacou que a audiência teve a intenção de ouvir organizações, governamentais ou não, entidades, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e associações, objetivando o conhecimento das demandas e ações desenvolvidas por todas as instituições.

 

Ao final da audiência, disse esperar que após todos os debates, explanações e discussões, seja possível a construção de um projeto construído pela sociedade civil organizada e seus representantes, mas principalmente, pelo governo do Estado, caso contrário, acredita Lazinho, o setor não alcançará o objetivo proposto.

 

Lazinho concluiu que é preciso recompensar o produtor que planta floresta e preserva o meio ambiente e que assim como empresários que se preocupam com questões ambientais, também merecem tratamento diferenciado. O parlamentar informou que todas as propostas serão encaminhas ao grupo de trabalho de seu gabinete para serem analisadas e estudadas.

 

O evento contou com a participação de agricultores familiares, lideranças do MSTTR de diferentes municípios do Estado, órgãos governamentais como Sedam, Seagri e Emater, e não governamentais que atuam pelo meio ambiente como Rio Terra, Ecoporé e Kanindé.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...