Área Restrita

Fetagro

FESTIVAL ESTADUAL DE JOVENS: Secretário parabeniza e agradece participação de todos (as)

21/09/2015
04/10/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

O secretário de Jovens da FETAGRO, Ailton Santos, em nome de todo a Diretoria da Federação, parabeniza e agradece aos/às jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais pela participação na 17º edição do Festival Estadual da Juventude Rural, realizado no último sábado (19), em Jaru.

 

O festival, mais uma vez reuniu jovens de todo o Estado em um dia de muita interação. Competições esportivas, apresentações culturais, exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, e o registro em fotografias e materiais gráficos das ações e conquistas do MSTTR marcaram o dia de confraternização; que também é um importante espaço de diálogo e reflexão sobre o fortalecimento e permanência dos jovens no campo com dignidade. Neste ano o festival trouxe como tema "Juventude contra a Violência" e como lema "Jovens Rurais na Luta pela Paz".

 

O tema foi apontado devido a que, de forma geral, a questão da violência contra crianças, adolescentes e jovens no campo é subdimensionada. Os jovens estão submetidos, por exemplo, a violências domésticas, de gêneros e no âmbito do trabalho. A juventude rural entende que uma situação estrutural geradora do ciclo de violência que precisa ser notada é a da deficiência no atendimento aos direitos básicos como saúde, educação e moradia. Por estas e outras fortes razões os jovens agricultores familiares dizem não a toda forma de violência no campo.

 

Ailton Santos ressaltou que o evento tem sido um momento de entretenimento, onde os jovens têm a oportunidade de mostrar seus talentos, expor suas idéias e trocar experiências; mas também de articulação política por melhores condições de vida e trabalho no campo, como garantia de uma sucessão rural com qualidade e dignidade; sem violação de direitos e violências.

 

Por este propósito estar sendo respeitado e buscado, o secretário agradece à Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, às diretorias dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a todos e todas que diretamente e indiretamente contribuíram para a realização de mais esta edição do festival. “O festival mais uma vez alcançou seu propósito unindo a juventude rural e reafirmando seu protagonismo na busca das políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar e traga sustentabilidade no campo. Estamos muito felizes e agradecidos”, comentou Ailton.

 

Além de toda juventude presente, prestigiaram o evento o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), a prefeita do município de Jaru, Sônia Cordeiro, secretários municipais, vereador Benildo Silva,  Central Única dos Trabalhadores  - CUT/RO, Associação das Escolas Família Agrícola (AEFARO), Universidade federal de Rondônia (Unir), e dirigentes dos STTRs.

 

Atividades esportivas e culturais

As modalidades esportivas e culturais agitaram o festival. A participação é ativa e acirrada. Mas tudo, sempre, conduzido pelo "espírito esportivo"; com as competições sendo realizadas de forma muito saudável e divertida. E o grande destaque deste ano foi o município de Cujubim, que conquistou colocações em quase todas as atividades, esportivas e culturais. As premiações foram para 1º, 2º 3º lugar; havendo também "troféus de participação".

 

Confira os resultados:

 

Modalidades

1º lugar

2º lugar

3º lugar

 

futebol masculino

Ji-Paraná

Cujubim

Theobroma

 

futebol feminino

Alvorada do Oeste

Gov. Jorge Teixeira

Presidente Médici

 

Voleibol masculino

Corumbiara

Cujubim

Alvorada

 

Voleibol feminino

São Miguel do Guaporé

Alvorada do Oeste

Cujubim

 

Salto em distância - M

Vilhena

Cujubim

Alvorada do Oeste

 

Salto em distância - F

Cujubim

____

­­­­­____

 

Corrida de 100m

Vilhena

São Miguel do Guaporé

Theobroma

 

Poesia

São Miguel do Guaporé

Theobroma

Presidente Médici

Música

Vilhena

Jaru

____

Dança

Alvorada do Oeste

Presidente Médici

____

Garotinha Rural

Ji-Paraná

São Miguel do Guaporé

Cujubim

Garotinho Rural

Cujubim

Alvorada do Oeste

São Miguel do Guaporé

Garota Rural

Presidente Médici

Alvorada do Oeste

Cujubim

Garoto Rural

Cujubim

Alvorada do Oeste

Presidente Médici

 

 

 

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...