Área Restrita

Fetagro

Jornada Temática de Educação do Campo na região Norte aponta desafios para o MSTTR

18/09/2015
02/10/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

A segunda Jornada Temática de Educação no Campo na região Norte debateu nesta semana, de 15 a 18, questões fundamentais para o desenvolvimento de todo o Brasil: a educação da população que vive no interior do Brasil, no sertão, nos pampas, nas florestas e nas águas.  De acordo com o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, o grande desafio colocado em discussão é como efetivar as conquistas de educação do campo.

 

“Nós do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais precisamos elaborar ações para conseguir que o poder público execute as políticas já estabelecidas para educação no campo. Para isso, é preciso preparar nosso movimento para atuar nos espaços públicos, nos conselhos estaduais e municipais de educação, junto às universidades e também junto às secretarias de Educação dos estados”, explicou José Wilson.

 

  

 

A Jornada foi realizada em Manaus e contou com 80 participantes, entre trabalhadores rurais e extrativistas, educadores populares, dirigentes e assessores sindicais dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. Rondônia esteve representada por um grupo de 20 integrantes, a maioria lideranças sindicais ligadas a  FETAGRO e aos STTRs. Integraram o grupo os diretores da FETAGTRO Ecimar Viana, secretário de políticas sociais, e Rosiléia Inácio, secretária de formação e organização sindical. 

 

Um dos principais objetivos é contribuir para a formação do movimento sindical para uma atuação mais forte junto às prefeituras, assembleias legislativas e governos estaduais. Essa atuação é fundamental para que questões como a formação técnica, profissional e superior sejam colocadas em prática, além do enfrentamento ao fechamento de escolas e a exigência da abertura de novas estruturas escolares, com professores preparados para a realidade do campo e com material e conteúdo adequados á pedagogia da alternância e das realidades culturais de cada região.

 

“Estamos aqui para pensar como podemos construir um projeto pedagógico que esteja alinhado à realidade do campo, uma proposta que dialogue com o território onde as pessoas vivem, morem, produzem. A educação tem o papel de preparar as pessoas para viver no campo de maneira digna, com consciência crítica sobre o atual modelo de produção que degrada, que polui, que envenena as águas, os solos, as plantas, um modelo que foca a produção no agronegócio para atender demandas de mercado e não levam em consideração a vida e a cultura da população. A educação precisa fazer uma formação crítica para que as pessoas exerçam sua cidadania e saibam qual o papel deles na sociedade”, aponta o secretário de Políticas Sociais da CONTAG.

 

          

 

As Jornadas Temáticas de Educação no Campo fazem parte do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) sobre desenvolvimento territorial com ênfase em educação no campo.

 

 

FONTE: CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...