Área Restrita

Fetagro

MSTTR prestigia aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação do Campo

15/09/2015
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondônia, representado pela FETAGRO e STTRs, com muita alegria e honra, prestigiou ontem (14) a aula inaugural do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Rolim de Moura.

 

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, que compôs a mesa de honra na solenidade que marcou o início do curso, externou que “o curso de licenciatura é um marco histórico para a educação do campo em Rondônia. Fábio refletiu sobre o curso acontecer no momento ideal para contrapor o Governo Estado que tenta impor uma política de ensino à distância com mediação tecnológica para as escolas do campo”; e disse que o movimento sindical "espera que os novos licenciados em educação do campo sejam militantes na implantação de uma educação qualificada que fortaleça a agricultura familiar e que enfrente a proposta de ensino à distância para o campo”.

 

E, em reconhecimento, o presidente Fábio Menezes, parabenizou a toda a equipe da Unir - professores e técnicos -, em nome da professora Flavine Assis de Miranda, chefe do Departamento de Educação/Campus de Rolim de Moura, e à Reitora da Universidade, Professora Doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, “por implementar esta proposta de ensino, que além de mudar a proposta curricular, abordando a formação por áreas do conhecimento, entende que o campo e seus sujeitos necessitam de uma educação diferenciada e contextualizada".

 

Para o secretário de juventude da FETAGRO e aluno do curso, Ailton Santos, o curso é considerado pelo Movimento Sindical Rural uma vitória. “Este curso veio ao encontro das expectativas dos representantes do campo para uma educação de qualidade, que respeita as especificidades e os princípios da educação do campo, baseados na relação entre educador, educando e comunidade; e que deverá contribuir para evitar que o ingresso de jovens e adultos na educação superior reforce a alternativa de deixar de viver no campo”.

 

Também prestigiou o ato inaugural a secretária geral da FETAGRO, Tamara Ezequiel da Silva, e o diretor presidente do STTR de Rolim de Moura, Francisco Venturini, que igualmente consideram aquele momento uma grande conquista. "É o início da mudança pela qual tanto lutamos quando pautamos a educação do campo", disse a secretária Tamara que completou parabenizando a todos os alunos e desejando que eles "apropriem-se daquela aportunidades (o curso) para transformar a educação do campo de nosso Estado". 

 

O curso

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo será presencial em Regime de Alternância, composto por dois momentos de formação: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade, com atividades concentradas e organizadas em calendário próprio para a integralização curricular, com duração de 04 (quatro) anos. O Tempo Universidade, com aulas presenciais, em regime de semi-internato, será desenvolvido nas dependências da Universidade Federal de Rondônia, no Campus de Rolim de Moura. No Tempo Comunidade, a formação será realizada nas comunidades e escolas localizadas no Estado de Rondônia em espaços rurais específicos, para o cumprimento do fluxo curricular da alternância, com acompanhamento sistemático dos professores formadores.

 

Cursinho preparatório

Vale destacar que muitos alunos do curso são merecedores desta oportunidade de graduarem-se em nível superior, pois reivindicaram este curso e se dedicaram para alcançarem a aprovação no vestibular, uma vez que alguns há algum tempo estavam longe da sala de aula, participando de um cursinho preparatório, oferecido pela FETAGRO. Eles se dedicaram durante três dias, às vésperas do vestibular, em acompanhar as aulas que contribuíram decisivamente para as aprovações. Estes alunos, jovens e adultos agricultores familaires, demonstraram o interesse e disponibilidade em darem continuidade aos estudos e conquistarem a graduação, pela qual poderão contribuir de forma direta na melhoria da qualidade do ensino na zona rural.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...