« VOLTAR
Grupo trabalha por Consciência Negra e fim do preconceito racial

A conscientização da luta histórica dos negros e o combate ao racismo e ao preconceito serão reforçados no próximo dia 19, durante a 10ª Missa Afro, na Paróquia São Sebastião, em Ji-Paraná, a partir das 19h30.

O evento é uma organização do Grupo União da Consciência Negra (Grucon) com objetivo de divulgar o Dia Nacional da Consciencia Negra, comemorado dia 20 de novembro, e levar todos à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

De acordo com o coordenador do Grucon, Benildo Lima, toda sociedade civil está convidada para participar da Missa que será presidida pelos Padres Celestinos, Tadeu e Martins. “A igreja Católica tem contribuído para essa organização de forma especial, com a participação dos Padres que já atuam na evangelização e conscientização da sociedade pelo fim do racismo e preconceito aos negros”, destaca Benildo.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) também tem sido apoiadora do Grucon, considerando a importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Ainda de acordo com o coordenador do Grucon, após a Missa, haverá show com a banda Boto Cor de Rosa, animando a comemoração pelo Dia Nacional da Consciencia Negra.

Grucon

O Grupo de União da Consciência Negra  atua em Ji-Paraná desde 1992, tendo em suas principais ações a realização de seminários, palestras, eventos culturais e encontros regionais como forma de lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral e seu sofrimento ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, e registrando o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, marcado pela luta contra o preconceito racial e pela garantia de direitos sociais aos negros.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Compartilhe

Slider by webdesign