Área Restrita

Fetagro

FETAGRO PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO POPULAR EM BRASILIA

15/10/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG realiza de 15 a 17 de Outubro, em Brasília, Seminário Nacional Educação Popular e Educação do Campo no Contexto do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário para fortalecer a atuação sindical no âmbito da educação e da formação popular.

 

O seminário propõe qualificar a atuação do Movimento sindical nas áreas de educação e sindicalismo como estratégia de desenvolvimento rural, aprofundando temas como: Sindicalismo e desenvolvimento rural, Educação do campo e seus sujeitos, educação popular e o desmonte das políticas educacionais no Brasil.

 

No seminário também será apresentada pesquisas realizadas sobre a atuação da CONTAG, Federações e Sindicatos nas áreas da educação do campo e sindicalismo, desenvolvimento rural.  O evento propõe ainda construir compromissos com a formação de base dos sujeitos do campo e com a defesa da educação popular e da educação do campo.

 

Será apresentada a campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do legado de Paulo Freire, como contraponto aos ataques que têm sofrido. Autoridades políticas brasileiras tentam omitir e diminuir as imensas contribuições dadas pelo educador para a educação, reconhecidas mundialmente. Paulo Freire recebeu o título de patrono da educação brasileira.

 

A delegação rondoniense é composta pela Rosiléia Inácio Secretária de Formação da FETAGRO, Sirlene Oliveira Secretária Geral da FETAGRO, Dayane Vilarim e Tatiane Federichi graduadas na 1ª Turma de Licenciatura em Educação do Campo pela UNIR – Campus de Rolim de Moura.O Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais) foi criado em 2014 a partir de luta do movimento sindical e demais movimentos do campo que cobram do estado uma educação do campo pública e de qualidade.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...